Alinhamento Normal dos Joelhos nas Crianças

O desenvolvimento dos joelhos em crianças é uma dúvida comum no consultório do Ortopedista Pediátrico, porém, gosto de lembrar que esse desenvolvimento reflete as mudanças naturais que ocorrem à medida que as crianças crescem. Como ortopedista pediátrica, estou aqui para esclarecer as dúvidas comuns que os pais podem ter sobre o alinhamento normal dos joelhos das crianças

Primeiros Anos de Vida

Nos primeiros anos de vida, é comum observar uma variação significativa no alinhamento dos joelhos. Recém-nascidos costumam ter um alinhamento em varo, onde os joelhos se afastam e os pés se aproximam, com as pernas formamndo um arco. Este é um estágio natural e esperado, e geralmente se corrige por volta dos 2 anos de idade.

Fase de Joelhos Valgos

Após os 2 anos de idade, é normal que as crianças desenvolvam um alinhamento em valgo, onde os joelhos se aproximam, os pés se afastam e as pernas parecem formar um “X”. Este estágio também faz parte do desenvolvimento normal e, na maioria das vezes, se resolve espontaneamente sem a necessidade de intervenção médica. Nessa fase, sabemos que podemos ter o valgo máximo, por volta dos 3 aos 5 anos de idade. 

Gráfico de Salenius, em que podemos ver que o alinhamento dos joelhos varia conforme a idade, o que também é visualizado nas imagens radiográficas ao lado.
Evolução do alinhamento dos membros inferiores, passando pelo Varo ao nascimento, Valgo e, posteriormente, o alinhamento mais próximo ao dos adultos.

Correção Natural

A partir dos 7 anos de idade, o alinhamento dos joelhos tende a alcançar um padrão mais próximo do alinhamento do adulto. Durante essa fase, é importante observar se a criança apresenta alguma dor ou dificuldade para caminhar, o que poderia indicar a necessidade de uma avaliação mais detalhada.

Quando Procurar Ajuda?

Embora a maioria das variações no alinhamento dos joelhos se resolva naturalmente, existem alguns sinais de alerta que podem indicar a necessidade de uma consulta com um ortopedista pediátrico:

  • Dor persistente nos joelhos ou pernas
  • Dificuldade para caminhar ou correr
  • Alinhamento fora do padrão esperado para a idade
  • Diferença significativa e assimetria no alinhamento entre as duas pernas

Conclusão

Entender o desenvolvimento natural dos joelhos nas crianças ajuda a tranquilizar os pais e a garantir que seus filhos estão no caminho certo para um crescimento saudável. 

Estou sempre à disposição para tirar dúvidas e acompanhar as crianças em todas as fases do desenvolvimento.

Veja também: 

Clínica Torus
Avenida Francisco Matarazzo, n° 1.752 - Cjto 2407, Bloco A, Barra Funda, São Paulo - SP. CEP 05001-200

Clínica Torus
Avenida Francisco Matarazzo, n° 1.752 - Cjto 2407, Bloco A, Barra Funda, São Paulo - SP. CEP 05001-200

× Agendar Consulta