O pé chato – ou pé plano – é aquele formato do pé que ainda não formou o arco plantar medial. Diferente de antigamente, que muitos utilizavam palmilhas ou órteses (as famosas botinhas), hoje entende-se que, na grande maioria desses pés, o arco plantar medial vai se formar até por volta dos 9 – 10 anos de idade e que essas intervenções conservadoras não mudam a evolução e o formato do pé.
Quando, então, prescrevemos palmilhas com suporte para o arco plantar medial? Naqueles pés planos flexíveis dolorosos e que atrapalham as atividades do dia a dia ou atividades esportivas.
Vocês vão perceber que com a palmilha, há uma melhora da pisada e da aparência do pé, mas que sempre que as crianças ficarem descalças, os pés estarão do mesmo jeitinho.
Ah, mas meu filho usou palmilha e o pé corrigiu! Teria corrigido independente do uso da palmilha, ok?
Eu sempre recomendo a avaliação com o ortopedista pediátrico. Aqueles pés rígidos, dolorosos e que atrapalham o dia a dia podem precisar de alguma intervenção e, assim, evitamos tratamentos desnecessários para os pezinhos planos flexíveis e indolores durante o desenvolvimento das crianças.
Veja também:
Clínica Torus
Avenida Francisco Matarazzo, n° 1.752 - Cjto 2407, Bloco A,
Barra Funda, São Paulo - SP. CEP 05001-200