Minha filha estava sentadinha na barriga antes de nascer. O pediatra me encaminhou ao ortopedista para uma avaliação. Por quê?
Existe uma condição chamada Displasia do Desenvolvimento do Quadril, na qual o fêmur proximal não está bem encaixadinho na cavidade acetabular e, portanto, a articulação do quadril não se desenvolve corretamente. Essa alteração pode estar presente em 1 a cada 1000 bebês e tem como fatores de risco a apresentação pélvica, primogênitos (primeiros filhos) e o sexo feminino. A avaliação ortopédica é bem importante nos casos de alterações no exame físico ao nascimento e/ou fatores de risco associados.
Nos primeiros meses, além do exame físico, a ultrassonografia é nosso exame de imagem de escolha para a avaliação inicial dessas crianças.
Quando é realizado o diagnóstico logo ao nascimento, o tratamento envolve a utilização de uma órtese dinâmica chamada suspensório de Pavlik, que será utilizada por um tempo de 6 a 12 semanas até a normalização do resultado da ultrassonografia dos quadris. Nos casos de diagnóstico tardio, pode ser necessário o uso de imobilização gessada até cirurgias para o tratamento dos quadris.
Veja também:
Clínica Torus
Avenida Francisco Matarazzo, n° 1.752 - Cjto 2407, Bloco A,
Barra Funda, São Paulo - SP. CEP 05001-200